Recusando as drogas



Peço permissão ao Mestre Levi Bronzeado; Inspirado na sua postagem A Patética Retórica do Ator Gospel e baseado em um comentário que fiz, descrevo mais uma analogia da deprimente pregação do evangelho atual.

Comparo as cenas do espetáculo gospel atual ao efeito de uma droga pesada que infelizmente afeta os olhos, os ouvidos, atinge o cérebro o coração e até alma daqueles que se deixam entorpecer.

Atraído por experiências transcendentais os usuários desta droga são facilmente envolvidos pela fala dos “traficantes da fé”, com argumento de que estão cheios do “espírito santo” entregam seus corpos aos sacolejos colaterais desta viajem.

A coisa começa de maneira leve quase que imperceptível, inserida na letra das canções entoadas nestes centros de grande concentração de dependentes. Canções que afloram sentimentos de vingança e de alto-afirmação e que só massageiam o ego humano, a melodia tem “sabor de mel” mais o final é amargo e o efeito é devastador.

O objetivo desta droga é criar pessoas sem compaixão, sem misericórdia, desprovidas de amor.
Como podem afirmar que são cheios do Espírito Santo? Se ao final do efeito desta droga (contorcionismo, pula-pula, cambalhotas e arrebatamentos de sentido) continuam guerreando entre si na busca dos seus interesses?

O mais triste é que as grandes massas atingidas por esta droga são constituídos de pobres trabalhadores e desempregados, que ao fim das tais reuniões de poder, terão que enfrentar a realidade da sua infeliz situação, ou seja, chegarão a suas casas e continuarão desempregados e no dia seguinte irão enfrentar o ônibus lotado e as enormes filas no centro de auxilio ao trabalhador e os que trabalham enfrentarão o transporte lotado e o patrão mal humorado.

Esta é uma realidade que todos enfrentam ou já enfrentaram, as adversidades da vida são inevitáveis não dá para fugir ou se esconder. Mais se vivermos de forma á obedecer à palavra de Deus, sabemos que as adversidades terão fim. Não é alucinação nem utopia é a promessa de Deus.

“Eu fico com a palavra de Deus”.

Versos para meu amigo.





Olá Amigo;

Em que posso te ajudar?

Não tenho dinheiro;

Mas se for preciso fazemos um rateio;

Convoco outros amigos prá te ajudar;

Notei que estás triste;

E sei que dinheiro, não vai ajudar;

Precisas mesmo de amigo prá desabafar;

Conta o teu problema;

É grande o teu dilema?

Mas não tem problema;

Não vou te culpar;

A final sou teu amigo;

E se for preciso, contigo eu vou chorar;

Dá cá um abraço;

Te empresto meu ombro;

Pode recostar;

Quero te fazer um único pedido;

Oh amigo levante-se do chão;

Tome aqui minha mão;

Pode segurar;

Jesus me disse;

Vai lá, ajude nosso amigo a se levantar.

Poema para meu amigo Edson Moura.
Amigo é coisa prá se guardar no lado esquerdo do peito. Milton Nascimento.

É hora de rever meus conceitos.





Entendo que o ser humano não é tão mal intencionado, talvez mal influenciado.
Quero me livrar da capa de Juiz e vestir a vergonha de ser tão equivocado nas minhas conclusões, nem tudo é da maneira que os meus olhos enxergam, ou que o meu senso aponta.

Refiro-me ao desespero que só o ser humano tem que é resgatar o que perdeu, mais o que será que perdemos? Já vou responder; Este vazio dentro da alma, quem já não sentiu? Esta vontade de voltar por um caminho? Quando percebe que está perdido?
De maneira ponderada quero avaliar as causas deste desespero e de antemão me recuso á estar com a razão.

Choramos por liberdade, porém despido de religiosidade, concluo que perdemos a liberdade por nossos atos motivados pelo livre arbítrio que recebemos do Criador. Então ele é o culpado porque não nos aprisionou (manipulou)? Não; “Ele” não é o culpado.
Somos livres para amá-lo e a obrigação de amar não é liberdade é opressão.
Mais uma vez erramos por pensar que não precisamos “Dele”. E na correria desenfreada da vida queremos seguir sozinhos errantes, mesmo sem saber onde vai dar.

Ousamos em dizer para “Ele”: deixe-me seguir o meu destino. Aonde isso vai me levar? Mais ainda desta maneira nos expressamos; seja o que Deus quiser.
Podemos então pensar que se sou eu quem escolhe o caminho, porque então perdi a liberdade? Não parece contradição?
Mesmos gozando de liberdade é preciso entender que existem limites á serem respeitados; Aquela arvore e os frutos no meio do Éden era o limite que deveria ser respeitado.

Desde então todas as vezes que ultrapassamos os limites somos penalizados, se os respeitarmos, permaneceremos livres.
O ideal é que em primeiro lugar; Percebamos que estamos perdidos, e neste caso o melhor é não avançar fiquemos no lugar e clamemos por ajuda.

“Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho”?

“Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14.5,6.
Jesus é a verdade que liberta: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32.
Só o Filho liberta: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8.36.

Conclusão na busca incessante da felicidade e da realização pessoal, na verdade o homem está buscando voltar-se para Deus, ainda que o ignore, ainda que por atalhos, é Deus que o homem procura; Não estou propondo que são muitos os caminhos, mais entendo que só há um caminho. Jesus.

Quando o homem procura se cercar de bens materiais, é uma forma paliativa, na tentativa de preencher o vazio da sua alma que só se completará em Deus.

"Eu fico com a palavra de Deus".

As víboras á que se referiu João Batista.




Com ele não tinha meio termo, não tinha conversa fiada nem rodeio, ele ia direto ao ponto, como alguns dizem no adágio popular; “Com ele o papo é reto”.

Sua pregação nos dias de hoje teria a mesma rejeição que teve no seu tempo e certamente hoje a sua cabeça também seria dada á premio.

Sua pregação era acerca do arrependimento, não pregava prosperidade, cura, milagres.
Se ele fosse um Pastor nos dias de hoje sua igreja estaria vazia, tenho certeza que a liderança da demonização (Gresder) já o teria afastado com o argumento que sua pregação está matando o povo.

Quem seriam as víboras de que João Batista se referiu num dia de batismo?
Os que entraram na fila do batismo o fizeram para fugir da condenação, porém apenas por conveniência, modismo, perdoem-me o chavão “Buscam a benção e rejeitam o abençoador”.

Será que estou falando alguma novidade?
Hoje o que o povo está buscando é diferente?
Antes de se decidirem analisam o que podem conseguir com tal iniciativa, caso não alcancem êxito, como bons investidores migram para um novo empreendimento.

Vou ser pragmático; Os religiosos pensam: buscar Jesus me livra do inferno? Vou buscá-lo; Pagar o dizimo ( a expressão é esta mesmo pagar) vai me livrar da pobreza? Vou pagar.

As víboras que estavam na fila do batismo de João temiam a ira de Deus, não temiam á Deus como se referiu o Prof. Alan Brizotti: "Temor não é o medo de Deus, é o medo de sua ausência". Só de imaginar nos fere o coração.

Sinto em dizer; Ainda que combatemos este evangelho mesquinho e arrogante, na intenção de alertar o povo do engano; Chego a conclusão que as pessoas só têm o "evangelho" que merecem.

Como João Batista pregou: “O machado está posto á raiz da arvore”...

"Eu fico com a palavra de Deus".

Quero minha casa.




Quero a minha casa.

“Não se turbe o vosso coração; Credes em Deus, credes também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas”; João 14.1ª.


Queria acabar com este descontentamento;

Durmo e acordo e nada aqui me agrada;

O que esta acontecendo comigo?

Queria ir embora, percebo que esta não é a minha casa;

Estou com a alma e o coração cheio de saudades de um lugar que não me é estranho, mais não sei explicar, parece que já estive lá;

O barulho do progresso me incomoda, o barulho dos carros e das maquinas me causam pavor;

Quando ouço o choro das crianças e os gemidos das mães, fico angustiado e me desespero, pergunto á Deus quando vai acabar?

Queria ouvir o silêncio daquelas ruas, sentir o cheiro das águas cristalinas que correm daquele rio que um dia nadei no meu sonho e parece que nunca mais irei sonhar;

Queria ouvir apenas aquela voz suave que me entra aos ouvidos passeia pelo meu corpo me acalma o coração e refrigera a alma;

Às vezes parece que estou flutuando voando sem asas, mais o barulho infernal das preocupações diárias me tiram a concentração, então perco altitude e quando penso que vou cair num abismo, a tua mão me sustenta e me faz aterrissar.

Como um menino assustado, receio ficar no chão, quero voltar para o teu colo, quero dormir e então acordar naquele lugar que não me é estranho e em fim descobrir este é o lugar que Deus preparou para minha alma descansar.

Enquanto eu viver aqui vou sonhar com aquele lindo lugar.

"Eu fico com a palavra de Deus".

“Jesus faz uma visita surpresa nas Igrejas Evangélicas.”





Jesus resolve fazer uma visita nas igrejas evangélicas atuais, mais para não causar espanto veste-se da maneira mais simples possível, calçando um par de chinelos, vestindo uma camiseta básica e uma calça Jeans desbotada.

No dia e hora de costume se dirige ao “Templo”, conhecido como Sede das Igrejas de Jesus na terra.

Quando ele chegou o templo ainda estava vazio, havia apenas um humilde obreiro na porta que o recebeu e pediu que se sentasse. Passaram-se aproximadamente 15 minutos do horário que o culto deveria começar só então os “irmãos” começaram a chegar.

Jesus então pensou... È por isso que eles dizem... ”Quando eu cheguei aqui meu Jesus já estava”.

Os “irmãos” mal se cumprimentam cada um se senta no local de costume, alguns casais que já não se falam á meses chegam também, o esposo na frente e a esposa arrastando a criança que chora porque queria ficar em casa assistindo televisão.

Jesus que estava sentado bem no fundo num cantinho da igreja fica só observando o movimento.

Rapazes e moças entram na igreja mascando chiclete, alguns antes de entrar jogam o chiclete na calçada e outros nem se importam e entram assim mesmo.

Finalmente começa o culto com a oração devocional, Jesus fica atento para ouvir a oração e só ouve petições materialistas e queixas diversas, após a oração é hora do louvor; Jesus se levanta juntamente com a multidão e presta atenção na letra da musica que estava carregada de novos pedidos de restituição do tipo... ”Eu quero de volta o que é meu”.

Eu não me esqueci do Pastor, ele estava no escritório tratando de assuntos mais importantes e só apareceu na hora de pedir oferta que mais parecia um leilão, quem pode dar mais, quem pode dar mais.

Chegou hora da mensagem, o pregador muito famoso pegou o microfone e antes de abrir a Bíblia pede mais uma oferta com o argumento que seria para terminar a reforma inacabável do templo.

Jesus continua sentadinho só observando, interessante que na chegada dos irmãos, muitos nem notaram aquele homem simples sentado num cantinho no fundo da igreja.
O pregador famoso foi recebido com se ele fosse Jesus e para variar só chegou quase próximo da hora da mensagem para causar impacto.

Não se sabe o que ele pregou, na verdade ele já tinha frases prontas do tipo: “Manda gloria prá cima que a gloria vai descer, só dá gloria quem tem gloria, quase uma hora depois, o pregador havia se esquecido de ler o texto da Bíblia que havia separado para pregar, então se desculpou dizendo que Deus trabalha da maneira que quer.

Neste momento Jesus começa a chorar e um homem que estava ao seu lado pergunta-lhe; Porque choras? Jesus não responde e pensa em ir embora.

Já esta no final do culto e pelo menos três filas se formam em direção ao púlpito; Jesus levantava-se para sair, então resolve perguntar para que seriam aquelas filas, um irmão empolgado que estava na fila responde; ...é a fila prá pegar azeite consagrado, lenço ungido e sal grosso. Jesus observou que o pastor enchia pequenas botijas com azeite (Gallo) que ele afirmava ser de Israel, os lenços estavam em grandes fardos e pela quantidade e qualidade, só podiam terem sido comprados na 25 de Março e o sal era de marca conhecida no mercado.

Jesus vendo aquele absurdo começa a expulsar as pessoas da fila, até que chega nas mesas de distribuição e derruba tudo, Alguns perplexos perguntavam quem é este homem descontrolado? Então os seguranças da igreja o agarram e colocam para fora ameaçando prendê-lo.


Este texto é apenas uma ilustração, mais existe uma historia parecida na Bíblia e hoje não acontece diferente.

Alerta; Se Jesus visitar as nossas igrejas o que Ele vai presenciar?

Aprendendo a pedir.





Já que só pensamos em pedir, quero então propor que aprendamos á fazê-lo, tendo como base a Divina Palavra de Deus, tendo em vista que este é o propósito deste Blog.

Vamos recusar qualquer filosofia, pensamento ou ideologia que fuja das Sagradas Escrituras. Não quero ser pretensioso, ao ponto de achar que todos vão concordar com as idéias aqui expostas, mais pretendo no mínimo deixar alguns pontos de interrogação na mente dos que querem se aproximar ou conhecer á Deus, ainda que alguns só o fazem por causa do “pão que perece”.

Assim como os leprosos que alcançaram a cura da carne e não votaram se quer para agradecer, no qual dos dez citados na Bíblia, apenas um voltou para agradecer; Os outros buscaram apenas o que lhes era conveniente, não tendo a dimensão que aquele que cura a carne, tem o poder de perdoar pecados e salvar almas.

Escolhi dois textos da Bíblia para analisarmos: Lucas 7.2-10 e II Reis 5.1-19. (leia com atenção).
O primeiro texto conta a historia de um centurião (Comandante de 100 soldados), que dedicou seu tempo para pedir á Jesus à cura de seu empregado. Porem ele conseguiu não apenas a cura para seu empregado, mais também conseguiu surpreender Jesus, pois provavelmente este centurião era Romano, porem reconheceu a autoridade de Jesus, coisa que alguns dos judeus não admitiam.

O centurião sendo homem de autoridade, não se achou digno de ir falar com Jesus ou recebê-lo em sua casa e acreditou que apenas uma palavra proferida por Jesus traria a cura para seu empregado. Então Jesus declara: “Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé”.

O segundo texto conta a historia de Naamã, comandante do exercito do Rei da Síria, vencedor de grandes batalhas, porém era leproso; Naamã tinha como escrava uma pequena menina israelita que comovida com a situação de seu senhor, comenta com sua senhora... “Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta (Eliseu) que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra...”

Em resumo, autorizado pelo Rei da Síria, Naamã junta sua tropa e se dirige á Israel, levando consigo ouro, prata e roupas á fim de se encontrar com o profeta Eliseu e presenteá-lo, depois de receber a cura almejada. Ao chegar á porta da casa de Eliseu, Naamã imaginou que Eliseu viria para fora encontrar-se com ele, invocaria o seu Deus, lhe estenderia as mãos e o curaria mais Eliseu manda-lhe um representante (provavelmente Geazi), ordenando-lhe que mergulhasse sete vezes em rio de água barrenta (Rio Jordão).

Naamã fica revoltado, se sente humilhado, pois Eliseu nem se quer saiu para falar com ele, e ainda lhe manda mergulhar em um rio sujo. Depois de ser convencido pelos seus servos, Naamã ainda que contrariado, resolveu mergulhar no rio conforme a palavra do profeta e é curado da lepra. Naamã oferece presentes a Eliseu que os recusa (é pela Graça), á partir de então Naamã passa oferecer sacrifícios de adoração somente ao Deus de Israel.

Perguntas ao leitor:
• Você pede só para si próprio? Ou pede também para os que necessitam?
• Você determina de que maneira quer ser abençoado? Ou se sujeita ao abençoador?
• Você é paciente?
• Você reconhece autoridades?
• Você tem fé?
• Você realmente é humilde?
• Você “paga o preço da benção” ou reconhece que o preço já foi pago por Jesus?
• Você acredita no poder da Palavra de Deus? Ou prefere fazer o mais difícil? ("Pagar preço").

"Eu fico com a palavra de Deus".


Suas respostas determinarão o que você quer e espera de Jesus.

Mensagem pregada na IEAD. Inocoop Campo Limpo.