Vós não sabeis de que espírito sois. Lucas 9.55b
Precisamos ter cuidado com o que pedimos para o Senhor, as nossas petições revelam a intenção do coração e Deus às conhece integralmente, são as intenções que revelam os nossos desejos, sejam eles, bons ou maus.
Temos desprendido muito do nosso tempo postando artigos contra-atacando o evangelho da prosperidade e as petições de bênçãos materiais, mais por agora vamos abordar outra forma maléfica que vem minando o amor entre os crentes.
No meu conceito pior do que orar pedindo cura, porta de emprego, promoção de cargo, carro, casa, enfim, é a tal da oração para Deus entrar com providência (poder), que na verdade revela a busca por um deus vingativo e inimigo da justiça, e que faz acepção de pessoas, ou seja, o “deus da panelinha”.
Quero frisar um pensamento meu ou de alguém, não sei se é meu ou de alguém não sei, só sei que penso e prefiro acreditar; “O ser humano talvez não seja tão mal intencionado, talvez mal influenciado”.
A pessoa que decide seguir o Evangelho de Jesus considerando que esta é uma boa decisão. Mais na grande maioria das vezes a pessoa foi convencida a seguir este Evangelho e não teve uma conversão na qual lhe fará mudar sua má conduta, consequentemente seus maus procedimentos ficarão mascarados e hora ou outra se manifestarão.
Em contra partida o convertido rejeita sua natureza pecadora e procura conduzir sua nova vida seguindo as pisadas de Jesus.
Em contra partida o convertido rejeita sua natureza pecadora e procura conduzir sua nova vida seguindo as pisadas de Jesus.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo. II Cor. 5.17.
Mesmo fazendo parte de uma comunidade de convencidos e convertidos, como diriam meus amigos Márcio e Edson; Seguindo o senso comum evangélico. Carregam as influências do sincretismo religioso e pagão.
Evocam um deus estranho que imaginam eles, julgará a seu favor as suas causas ou atenderá seus caprichos de menino birrento e encrenqueiro. Basta que alguém ou oponente ouse cruzar o seu caminho então se utiliza de frases cabalísticas do tipo: “Manda fogo Jesus,ta amarrado... Nem quero enumerar quantas, a justificativa, se é que exista, é que naquilo que pensam ser verdade estão repreendendo os demônios que atuam na vida de seus inimigos.
Deixe-me ser mais claro oram para que Deus destrua o inimigo pessoal (ser humano) e não as forças espirituais contrarias. Crentes feiticeiros, maldizentes, amantes de si próprios que não têm discernimento do Espírito que deveria habitar em seus corações. Veja o texto Bíblico abaixo:
E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. Lucas 9.51-56
Notamos no texto supracitado que os discípulos de Jesus, mesmo andando com ele não sabiam qual era o seu propósito (salvação) e se deixaram levar pelas tradições, no caso os judeus não se comunicavam com os Samaritanos.
Nota-se que os discípulos ao pedirem fogo do céu para destruir os samaritanos imaginavam que seria uma maneira de mostrar o poder de Jesus e desta forma um reino poderoso seria estabelecido aqui na terra. Pensamento comum dos judeus que esperavam o Messias para livrá-los da tirania e que este Messias estabeleceria seu reino na terra, ainda que para isso agissem como a mesma tirania que se queixavam. Porem o Reino do Messias é estabelecido no amor pelos homens. O Messias foi crucificado e pediu ao Pai misericórdia pelos seus algozes, entendendo que não sabiam o que estavam fazendo.
Nota-se que os discípulos ao pedirem fogo do céu para destruir os samaritanos imaginavam que seria uma maneira de mostrar o poder de Jesus e desta forma um reino poderoso seria estabelecido aqui na terra. Pensamento comum dos judeus que esperavam o Messias para livrá-los da tirania e que este Messias estabeleceria seu reino na terra, ainda que para isso agissem como a mesma tirania que se queixavam. Porem o Reino do Messias é estabelecido no amor pelos homens. O Messias foi crucificado e pediu ao Pai misericórdia pelos seus algozes, entendendo que não sabiam o que estavam fazendo.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5.10.
Eu fico com a palavra de Deus.
4 de dezembro de 2009 às 18:43
Fui prontamente corrigido pelo meu Irmão Edson, quando comentei uma postagem e no comentario disse que se Jesus vivesse nos nossos tempos se utlizaria de um lança chamas para destruir os picaretas do falso evangelho. Prontamente reconheci o meu erro e me arrependi, fui levado pela emoção. Não devemos nunca nos esquecer que Jesus veio salvar.
6 de dezembro de 2009 às 12:29
Jair, meu amigo, bem oportuno o seu texto. Houve-se muito nos meios pentecostais esquizofrênicos o tal "manda fogo". Tem até uma musiquinha gospel aí (não sei quem canta; quase não ouço música gospel) que a letra diz mais ou menos o seguinte: "quem mexer com você com deus vai ter que guerrear..." ou coisa parecida.
É o pessoal que segue o deus guerreiro do AT, que manda fogo a torto e a direito sobre os inimigos do seu "povo escolhido".
Não sei até que ponto essa gente é inocente. Essa atitude de queimar os inimigos é uma disposição interior para a violência: o indivíduo sublimou a sua vontade de meter a mão na cara de todo mundo, delegando para o seu deus guerreiro a missão de fazê-lo em seu lugar.
Abraços
6 de dezembro de 2009 às 15:15
É lamentavel perceber o espirito anti-cristão no meio dito evangelico.
Na verdade as pessoas estão orando para o "deus" errado.
Deveria pedir para Ares o deus da guerra na mitologia grega, ou talves para Marte o deus da mitologia romana, ou ainda para Odin da mitologia nórdica, que é o mesmo equivalente aos outros deuses guerreiros.
Mas pedir para aquEle que veio oferta a sua vida em resgate de muitos.
Que nos ensinou a amar os nossos inimigos.
Confesso-te meu amigo Jair, que isto me assusta, pois cada vez mais a igreja evangelica esta se afastando do Nazareno e do verdadeiro espirito do Evangelho, que é o Amor e graça.
Concordo com o Eduardo, pois inconscientemente esta atitude revela o verdadeiro intimo das pessoas que servem o "deus" guerreiro.
Um abraço
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
6 de dezembro de 2009 às 18:26
Jair:
Uma vez na minha antiga igreja um irmão solicitou a oportunidade para pedir perdão a outro irmão. Com o microfone na mão ele falava mais ou menos assim: “eu quero pedir perdão a um dos irmãos presentes aqui que me esculachou, me ofendeu, me humilhou, me chutou, me bateu, me derrubou, me pisou (estou exagerando um pouco rsrs) e gostaria que esse irmão se manifestasse para vir a frente me perdoar”
É lógico que tal irmão não apareceu, daí eu fiquei pensando o que as pessoas são capazes de fazer para se vingar. Que perdão que nada! Ele queria é humilhar publicamente o outro. Meu Deus do céu! Usar o púlpito para dar indiretas, fazer orações que são na verdade maldiçoes lançadas nas pessoas, ou cantar musicam vingativas do espírito exclusivista dos evangélicos como aquela: o sabor de mel (fel), “que não ajudou na prova, vai se arrepender”
Manda fogo Jesus nestes que pedem para Jesus mandar fogo rsrsrsr
7 de dezembro de 2009 às 21:43
Jair irmão! Que primor de texto cara!
Primeiro, gostaria de dizer que não precisa pedir desculpas tão publicamente irmão. Rsrs
Conheço você e sei que aí dentro tem um coração que não faria mal a uma mosca (talvez a uma mosca sim, rssss)
No "Computo geral", como diz o nosso irmão Levi,entre os mortos e os feridos, todos sobreviveram!
Nós nunca devemos esquecer que o amor está na base de nossa vida como cristãos.
que bom que você está conseguindo digerir toda aquela feijoada de questões que o Marcio e eu despejamos em você goela a baixo.
Mas para me redimir...escrevi um novo post, pensando justamente naquela nossa conversa de 4 horas na casa do Marcio.
Fica em Paz mano.
E bem vindo ao grupo dos "hereges"rsss pode escolher...fogueira, forca, guiliotina, leões, acho que com os leões teríamos uma chance.
É só ver quem corre mais rsss!
8 de dezembro de 2009 às 09:58
...Edson quem corre mais ou quem consegue fazer o leão dormir primeiro...rsrsrs